Para entrar em contato com um dos idealizadores do Projeto Beagle, mande uma mensagem para um dos números ao lado ou por alguma rede social ;D 

 (17) 99662 - 6168     MARYANNA 

 (17) 99187 - 0032     IZABELLA

 (17) 98157 - 6880     GABRIEL

© 2018 por Projeto Beagle. Orgulhosamente criado com Wix.com

 

Por que as células vermelhas do sangue não tem núcleo?

  A grande maioria das células do corpo apresenta núcleo, uma estrutura importante e muito complexa que contém a maquinaria necessária para a síntese das proteínas. Se o núcleo celular é tão importante para o funcionamento do organismo, por que existem células que não apresentam essa estrutura?

  As células vermelhas do sangue constituem um exemplo de células anucleadas. Todas as células do sangue são derivadas de uma única célula, chamada célula-tronco hematopoiética, uma célula com capacidade de autorrenovação e diferenciação em outros tipos celulares. Essa célula origina diferentes precursores da linhagem das células vermelhas (proeritroblasto, eritroblasto basófilo, eritroblasto policromático e eritroblasto ortocromático ou normoblasto), tipos celulares com capacidade de divisão celular e síntese de hemoglobina, principal proteína das células vermelhas responsável pelas trocas gasosas, ou seja, pelo transporte do gás oxigênio (O2) para o corpo. As células vermelhas maduras não apresentam núcleo e seu interior é composto quase que totalmente por hemoglobina. Mas como e por que somente as células vermelhas maduras deixaram de apresentar o núcleo?

Ilustração por Gabriel Ferreira

  Durante o processo evolutivo, os mamíferos passaram a apresentar uma temperatura corporal constante, processo denominado homeotermia. Manter a temperatura constante depende de uma elevada taxa metabólica para a síntese de uma gama muito ampla de proteínas e, consequentemente, de maior taxa de transporte de O2 para oxigenação do organismo como um todo. Sendo assim, a perda do núcleo nas células vermelhas maduras favoreceu o uso dispensável de O2 para a síntese das diferentes proteínas necessárias para a manutenção dessas células e a maior eficiência no transporte de O2, uma vez que essas células são compostas praticamente por hemoglobina, o que pode garantir maior eficácia no processo de trocas gasosas e oxigenação tecidual

Gisele Carrocini

Leitura recomendada   por texto

Artigo: Formation of mammalian erythrocytes: Chromatin condensation and enucleation (Formação de células vermelhas de mamíferos: Condensação da cromatina e 'a-nucleação')

Autores: Peng Ji,  Maki Murata-Hori e Harvey F. Lodish

Captura de Tela (73).png

Clique na imagem e vá para o site