Para entrar em contato com um dos idealizadores do Projeto Beagle, mande uma mensagem para um dos números ao lado ou por alguma rede social ;D 

 (17) 99662 - 6168     MARYANNA 

 (17) 99187 - 0032     IZABELLA

 (17) 98157 - 6880     GABRIEL

© 2018 por Projeto Beagle. Orgulhosamente criado com Wix.com

 

A viagem que mudou o pensamento humano 

  

   Em 2015, o jornal britânico ‘The Guardian” registrou os resultados de uma reunião acadêmica, na qual foi votado o livro que seria o mais influente da história, aquele que tivera o maior impacto no pensamento humano. O livro eleito foi “A Origem das espécies” escrito por Charles Darwin em 1859. O intrigante é: qual foi a justificativa para essa escolha? Por que esse entre tantos outros? Afinal, qual a relevância desse livro, especificamente para o pensamento humano? A obra de Darwin, propunha uma nova teoria no campo da Biologia, a teoria da evolução por meio da Seleção Natural, segundo a qual, todos os seres vivos evoluíram a partir de formas mais primitivas, em decorrência da transmissão da informação genética, com modificações, ao longo das gerações, onde sobrevivem as formas melhores adaptadas ao meio onde vivem.

   Antes da consolidação do pensamento evolutivo, acreditava-se que as espécies eram imutáveis e originadas por uma força criadora que gerava cada ser independentemente. Hoje, a evolução atingiu o status de fato, sendo inquestionável pela comunidade científica a que a vida não seja produto de processos evolutivos, não apenas um fato, hoje, evolução é o conceito unificador da Biologia, que afeta por extensão quase todos os outros campos de conhecimento, e dessa forma deve ser considerada um dos conceitos mais influentes do pensamento ocidental.

   Contudo, o pensamento evolutivo, é produto de muitos anos de pesquisa e discussões. Darwin, em 1831, fez parte da tripulação de um navio, cujo objetivo era fazer um levantamento topográfico do mundo, participou de um trabalho de campo sobre, animais, paisagens e diversidade. O navio, denominado “Beagle”, era uma embarcação responsável por uma viagem que duraria 5 anos. Após a viagem, Darwin levantou inúmeras evidências para argumentar a sua teoria e anos depois publicou o livro “Da Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida”. Apesar de todas as evidências existentes a respeito da evolução, ainda hoje é difícil encontrar a abordagem adequada, tanto nas escolas como em alguns cursos de ensino superior, e até mesmo na mídia e em veículos de divulgação cientifica.

 

Ilustração por Thaís Hepal

   Em 2014, realizei um trabalho de conclusão de curso, no qual analisei como o ensino de evolução era tratado nas escolas da rede pública do município de São José do Rio Preto, e concluí que o ensino é tratado com uma atenção menor do que deveria, uma vez que a evolução deveria nortear o ensino de Biologia, e não ser apenas um tópico, quando se é ensinada. Sendo a educação um assunto sério demais, que merece toda a atenção e por acreditar no potencial transformador da educação e nesta como caminho para a consolidação de uma realidade melhor, apresentamos o “Projeto Beagle”, cuja a finalidade é discutir e divulgar a evolução de forma clara e acessível a todos, dentro e fora dos muros da universidade. Dessa forma, sejam todos muito bem vindos e aproveitem a viagem

Maryanna Simão

Leitura recomendada   por texto

Livro: A origem das espécies

Autor: Charles Darwin

shopping.jpg
Clique na imagem e vá 
para o link