Para entrar em contato com um dos idealizadores do Projeto Beagle, mande uma mensagem para um dos números ao lado ou por alguma rede social ;D 

 (17) 99662 - 6168     MARYANNA 

 (17) 99187 - 0032     IZABELLA

 (17) 98157 - 6880     GABRIEL

© 2018 por Projeto Beagle. Orgulhosamente criado com Wix.com

A Evolução é “só” uma teoria?

Uma das principais formas de alguém contestar a evolução biológica é afimar que ela é apenas uma teoria, mas afinal, o que é uma teoria?

O termo “teoria” pode ter diversos significados, vejamos alguns:

Dicionário Michaelis

    1: “Conhecimento abstrato que se limita à exposição de caráter meramente especulativo, voltado para a contemplação da realidade, em oposição à prática e ao saber técnico.”

    2: “Conjunto de conhecimentos sistematizados que se fundamentam em observações empíricas e em estudos racionais e que, ao formular leis e categorias gerais, possibilitam classificar, ordenar e interpretar os fatos e as realidades da natureza.”

Dicionário Oxford

Acepção 1: “Hipótese proposta como explicação, por conseguinte, mera hipótese, especulação, conjectura; ideia ou conjunto de ideias a respeito de alguma coisa, opinião ou ideia individual.”

Acepção 2: “Conjunto ou sistema de ideias ou afirmações apresentado como explicação ou justificativa de um grupo de fatos ou fenômenos; hipótese que foi confirmada ou estabelecida por observação ou experimentação e é proposta ou aceita como explicação para fatos conhecidos; declaração do que se considera como as leis; princípios ou causas gerais de algo conhecido ou observado.

Existem outros significados para “teoria”, mas estes são os relevantes para a discussão aqui abordada. 

Uma observação clara é que as acepções 1 e 2 são imensamente distintas, enquanto a acepção 1 trata o termo “teoria” apenas como especulação, a acepção 2 apresenta a expressão como algo baseado em evidências observáveis.

Ilustração por Gabriel Ferreira

Neste ponto, você leitor já deve ter concluído onde quero chegar.

O fato é que os que contestam a evolução biológica com o argumento de que ela é “só” uma teoria aplicam o termo com o significado especulativo, enquanto que em ciência, “teoria” é interpretada como algo baseado em evidências, que no caso da evolução, são inúmeras e provenientes das mais diversas áreas das ciências naturais, porém isso é assunto para outro texto.

 Portanto, fica claro que a evolução biológica é uma teoria científica,  e está muito longe de merecer ser denominada como “apenas” uma teoria. Dessa forma, espero ter demonstrado a ausência de raciocínio lógico em uma das alegações mais usadas contra a ideia de que as populações de organismos evoluem. Agora, sempre que ouvir essa argumentação, tenha um dicionário em mãos

Bruno Ramires